Outubro rosa: é tempo de cuidar da saúde!

Entenda a importância do Outubro Rosa e como o diagnóstico precoce pode salvar vidas!

Outubro rosa: é tempo de cuidar da saúde!

Assim que se inicia o mês de outubro, as campanhas sobre o Outubro Rosa começam a aparecer, falando mais sobre a prevenção contra o câncer de mama. Todos nós já vimos alguma coisa, seja na internet, televisão, pontos de ônibus e qualquer outro lugar, o que mostra a importância desse movimento.

Conscientizar o público feminino, encorajando a se cuidar em relação a essa doença, é o grande forte dessas campanhas. No ano de 2020 foram estimados 2,3 milhões de novos diagnósticos da doença, por isso é importante se cuidar.

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre a campanha e importância do Outubro Rosa, com algumas dicas de cuidados. Com os diagnósticos precoces sendo feitos juntamente com alguns exames, é possível se livrar sem sequelas do câncer de mama. 

Continue o conteúdo para saber mais!

Outubro rosa: é tempo de cuidar da saúde!

O que é a campanha do Outubro Rosa?

Outubro Rosa é uma campanha realizada mundialmente, que tem como objetivo alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce de câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, várias instituições abordam o tema para chamar a atenção e encorajar mulheres a realizar seus exames.

Em algumas dessas instituições de saúde, disponibilizam os exames de forma gratuita. Além de mostrar a necessidade de procurar um médico de tempos em tempos e fazer a mamografia, essa campanha estimula as mulheres a perderem a vergonha e se tocarem para fazer o autoexame das mamas.

De fato, essas ações como essa são de grande importância para a prevenção nos casos de câncer de mama, já que nos estágios iniciais essa doença é assintomática. 

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002. O tom de rosa foi adotado por todos para dar uma cor a essa campanha e é muito usado para iluminar grandes prédios durante todo o mês de outubro.

Outubro rosa: é tempo de cuidar da saúde!

Como prevenir o câncer de mama?

O primeiro passo para a prevenção do câncer de mama começa com o autoexame. Ou seja, a própria mulher deve fazer a partir dos 20 anos de idade, apalpando as suas mamas. 

O autoexame deve ser feito entre o quarto e o sexto dia após o fim do período menstrual. Ou seja, as mulheres que não menstruam devem escolher uma data fixa todo mês para fazer essa avaliação. Contudo, o mais importante é ficar alerta aos sinais e sintomas que podem apresentar como:

  • Nódulos palpáveis na mama ou na parte das axilas;
  • Alterações na pele que recobre o local do nódulo;
  • Região de mama com aspecto parecido a uma casca de laranja;
  • Saída de secreção.

Além do autoexame, é importante que as mulheres acima de 50 anos realizem a mamografia de rastreamento, mesmo que não seja perceptível algum sinal ou sintoma. De fato, esse é o único exame que permite descobrir o tumor em sua fase inicial, em que a possibilidade de cura é de 95%.

Portanto, existem também alguns hábitos que podem ajudar a reduzir os fatores de risco para o câncer de mama em até 28% que são:

  • Praticar exercícios regularmente;
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Amamentar;
  • Uso de hormônios sintéticos apenas com prescrição médica.

De fato, os cuidados entre as mulheres com câncer de mama variam de acordo com as condições clínicas, o tipo de tratamento e estágio da doença. Tudo isso pode ser explicado melhor, de maneira individual, pelo oncologista.

Contudo, todo cuidado é pouco e quando ele é descoberto com antecedência, ele pode salvar vidas. Portanto, previna-se e não deixe que o câncer de mama vença essa batalha.

Você vai gostar de ler

O primeiro semestre de 2022 para a JD House foi considerado um dos melhores da história da imobiliária. Com trabalho árduo e uma equipe cada vez mais especializada para atender da melhor forma os clientes, alcançamos uma boa marca nesta primeira metade do ano.
A zona leste é um lugar que está em constante desenvolvimento e as incorporadoras estão buscando cada vez mais evoluir e crescer com os bairros. O Varanda Vila Ema é um desses projetos que mostram o melhor de dentro para fora do condomínio, garantindo comodidade, infraestrutura, modernidade e lazer ao morador.
O Brooklin é um bairro que tem como característica principal a sua localização, que é considerada uma zona nobre de São Paulo. Um bairro repleto de ruas arborizadas que acompanham tanto os casarões imponentes, quanto os prédios bem estruturados, assim como o Retrato, mais novo empreendimento da Diálogo, comercializado pela JD House.
Hoje em dia, algo que ganha muitos pontos na hora de escolher um apartamento é o bairro em que ele está localizado. As famílias estão buscando cada vez mais os bairros mais tranquilos, porém, que tenham uma boa infraestrutura em relação a escolas, mercados, bares e restaurantes, por exemplo.
O bairro do Belém é um dos mais acolhedores e tradicionais de São Paulo, isso o torna um dos melhores para se morar, quando busca por tranquilidade e a tradição de conhecer a vizinhança. 
A zona leste é considerada a maior zona de São Paulo. Por ser um lugar com um grande número de moradores, é preciso ter o que fazer em relação ao lazer, seja nos finais de semana ou nas férias, para que todos na família aproveitem os momentos.